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Exportações do setor de HPPC cresceram 16% no primeiro semestre de 2021

Exportações do setor de HPPC cresceram 16% no primeiro semestre de 2021

Apesar dos desafios enfrentados pelo setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em meio às mudanças de comportamento do consumidor e às limitações impostas pela pandemia, a indústria exportou US$ 332.7 milhões no acumulado do ano, até junho, o que corresponde a uma alta de 16%, revelou a ABIHPEC.


De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o crescimento foi impulsionado principalmente por produtos para cabelos, com faturamento de US$ 73.9 milhões, e desodorantes, que acumularam US$ 37.7 milhões em exportações.

 

 

Balança comercial segue deficitária
No entanto, no primeiro semestre de 2021, a balança comercial para o setor segue deficitária em US$ 33.9 milhões, valor este 180,2% superior em relação ao mesmo período de 2020 (US$ - 12.1 milhões).

 

O cenário geral da balança comercial do setor nos seis primeiros meses do ano foi influenciado pelos indicadores de junho, tendo em vista que o mês registrou, pela primeira vez em 2021, superávit de US$ 0.5 milhão no saldo da balança comercial. Entre os produtos mais exportados em junho, aparecem os sabonetes (US$ 13.5 milhões), produtos para cabelos (US$ 12.9 milhões) e desodorantes (US$ 7.2 milhões) com altas de, respectivamente, 3%, 43,8% e 34,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

"A movimentação da balança comercial do setor de HPPC demonstrou reação positiva nas exportações, dado que reforça o empenho da indústria nacional de HPPC para manter-se competitiva e atraente para outros mercados mesmo diante dos altos custos de produção e da alta carga tributária à qual o setor é submetido em nosso país", afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

 

 

Importações
No primeiro semestre de 2021, o setor de HPPC teve aumento de 22,7% nas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US$ 366.6 milhões.

 

Cremes para pele, protetores e bronzeadores (US$ 71.5 milhões), fragrâncias (US$ 71.1 milhões) e produtos de Higiene Oral (US$ 43.0 milhões) foram os itens mais importados.

 

Fonte: Brazil Beauty News

07 de Outubro de 2021

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